Início Política Azuaite pede informações sobre estrutura de atendimento de doenças crônicas e obesidade

Azuaite pede informações sobre estrutura de atendimento de doenças crônicas e obesidade

55
0
COMPARTILHAR
Azuaite questiona Prefeitura sobre atendimento a doenças crônicas e obesidade

O vereador Azuaite França (PPS) solicitou informações da  Secretaria Municipal de Saúde sobre a incidência das doenças e estrutura de atendimento para pacientes com doenças crônicas e obesidade no município. De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças crônicas estão relacionadas a causas múltiplas, são caracterizadas por início gradual, de prognóstico usualmente incerto, com longa e indefinida duração. Apresentam curso clínico que muda ao longo o tempo, com possíveis períodos de agudização, podendo gerar incapacidades. Requerem intervenções com o uso de tecnologias leves, leves-duras e duras, associadas a mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo que nem sempre leva à cura.

Em requerimento apresentado na Câmara Municipal, Azuaite observa que doenças crônicas constituem problema de saúde de grande magnitude, correspondendo a 72% das causas mortes e são responsáveis por 60% de todo o ônus decorrente de doenças no mundo. “As estatísticas apontam que em 2020 serão responsáveis por 80% da carga de doenças dos países em desenvolvimento”, observou.

Levando em conta que a Secretaria Municipal de Saúde decretou estado de emergência e, no dia a dia, as manchetes jornalísticas noticiam a situação caótica da saúde municipal, cujo funcionamento precário coloca em risco os usuários, o parlamentar formalizou pedido de informações à Prefeitura.

O vereador pergunta se a Secretaria tem diagnóstico ou realizará pesquisa buscando estatísticas que possibilitem a percepção de estado de saúde e da qualidade de vida dos são-carlenses, quais as diretrizes para o atendimento a doenças crônicas e obesidade e se a secretaria possui uma rede organizada para a realização desse atendimento. Quer saber ainda qual  o modelo de atenção definido pela Secretaria (se atende em rede e linhas de cuidado prioritário e se atenção é centrada na pessoa e na família) e se conta com equipe de Atenção Multiprofissional. Solicita também o envio à Câmara de cópia das estatísticas sobre obesidade e doenças crônicas do município de São Carlos.